Seminário de Antropologia PPGA


DESAFIOS METODOLÓGICOS NA ANTROPOLOGIA: ENTRE CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS



A disciplina antropológica no mundo contemporâneo enfrenta uma série de desafios e problemáticas que conferem aos antropólogos uma sensação de crise ou, nas palavras de João Pacheco de Oliveira, de “mal estar”. A explosiva expansão da disciplina com a criação/surgimento de novos temas de interesse antropológico, novos tecidos sociais "glocais", abordagens multiparadigmáticas e a interseção entre diferentes níveis de análise levam os objetivos disciplinares a procurar complexidades às quais muitas vezes se torna difícil dar conta. Epistemologia e Metodologia voltam ser objeto de debate, indo além das especulações pós-modernas e pesquisando novos limites, abordagens, regras, que possam definir o campo científico da antropologia ou, pelo menos, fazer da sua essência “em devir" algo institucionalizado e estabelecido.
Neste contexto, o diálogo com abordagens metodológicas clássicas retomam força e interessam de forma de crítica, mas também para revisitação positiva. Autores como Malinowski, Evans-Pritchard, Boas e Radcliffe-Brown, entre outros, são hoje trazidos em nossos cenários contemporâneos, abrindo a oportunidade de gerar novas e ecléticas reflexões.
Este evento tem como objetivo, portanto, abrir o espaço para reflexão sobre os argumentos metodológicos a partir da troca e do enriquecimento no diálogo entre o clássico e o contemporâneo, chegando até recém-exploradas perspectivas: o papel da antropologia visual, a netnografia, os cenários e trajetórias globais, a relação entre a metodologia antropológica e engajamento político, entre outros.
Com o intuito de sair do referido estado de “mal estar” ou do momento de crise da disciplina, realizamos este I Seminário de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Partindo da iniciativa de estudantes e com o apoio da coordenação e do corpo docente do programa, buscamos estabelecer um espaço para permanente reflexão sobre a antropologia, em busca de abrir o diálogo e pensar sobre as novas propostas para a disciplina. Nesta primeira edição, convidamos a todos para debater sobre a metodologia antropológica no mundo contemporâneo, por meio de diferentes atividades que promoverão reflexões entre estudantes e docentes.